PT
BR
Pesquisar
Definições



cuilibet in arte sua perito est credendum

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cuilibet in arte sua perito est credendumcuilibet in arte sua perito est credendum


locução

Convém ouvir sobre qualquer matéria os que nela são mais competentes, pois que é digno de crédito o que sabe do seu ofício.

etimologiaOrigem etimológica:locução latina que significa "deve dar-se crédito ao perito na sua arte".

Auxiliares de tradução

Traduzir "cuilibet in arte sua perito est credendum" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Gostava que me dessem a expressão latina, e utilizada em português, "per seculum e seculorum..." se possível. Não sei se está correcta na forma apresentada, poderão corrigi-la?
A expressão latina deverá ser per saecula saeculorum. Esta é uma locução adverbial, formada pela preposição per “por”, pelo substantivo neutro saeculum no acusativo plural e pelo mesmo substantivo saeculum no genitivo plural e pode ser traduzida literalmente como “pelos séculos dos séculos” e, menos literalmente, como “para todo o sempre”. Relativamente ao substantivo saeculum, é possível a grafia saeclum e ainda, menos correctas, as grafias seculum e seclum.